5 dicas para um 2015 mais organizado
Uma das minhas metas para este ano é ser mais organizada. Se você leu o post onde falo sobre meus objetivos para 2015 (Se não leu, leia aqui), sabe que esse plano não vem de agora e que estou tentando ser mais organizada desde o início de 2014. Organizar as coisas não é difícil, o problema é manter uma rotina de organização e programar seu cérebro para executar tarefas básicas como olhar a agenda todos os dias. Como sou naturalmente bagunceira, a missão se torna praticamente impossível. Mas como também sou teimosa, continuo tentando e já percebi que alguns métodos são mais eficazes e fáceis de manter. Por isso resolvi juntar tudo o que aprendi até agora em 5 dicas para quem está só começando.
1 - Tenha uma agenda: Não precisa ser necessariamente aquela agenda com páginas numeradas, qualquer caderno serve. O importante é ser algo que você mantenha sempre por perto e crie o habito de checar constantemente. Percebi que quando uso cadernos bonitinhos fica mais fácil por que sempre chama minha atenção.
2 - Anote tudo: Anotar tudo o que você precisa, desde coisas simples como assistir TV até compromissos importantes como pagar conta de luz, faz muita diferença. Tenho 2 sistemas de anotações: O primeiro para coisas relacionadas ao blog e canal do youtube, onde anoto os posts da semana, ideias para novos posts e controlo número de acessos e seguidores. O segundo é para o resto da vida, anoto compromissos, trabalhos, prazos, datas importantes e tudo o que preciso fazer na semana. Além disso tenho um bloquinho na mesa onde anoto as tarefas do dia e vou riscando o que já foi feito.
3 - Desapegue: Não da para organizar um closet de 3 metros quadrados se você tem 500 sapatos. Excesso sempre gera bagunça, por isso é importante desapegar de tudo que for excesso e manter apenas o que você realmente precisa. Mantenha apenas aquilo que você tem onde guardar e lembre disso quando for comprar coisas novas. Se não tem lugar, não entra.
4 - Crie uma rotina: Essa é a parte mais chata, mas fundamental. Estipule um horário para sentar e analizar o que você precisa fazer naquele dia. Estipule horários para tarefas que devam ser executadas todos os dias, como por exemplo, arrumar a cama. O que será mais eficiente, arrumar logo ao acordar ou após o café da manha? Observe os momentos em que você executa cada tarefa de forma rápida e eficiente e programe-se para manter aquela rotina.
5 - Revise suas metas: Muitas vezes a rotina acaba nos distanciando ou fazendo esquecer de nossos planos. Anote suas metas em um lugar de fácil acesso, como a primeira página de sua agenda e revise constantemente. Faça planos para cada uma delas e anote para não se esquecer. Sua meta é aprender um idioma? Programe quando quer começar a estudar, se vai faze-lo em casa ou em uma escola, valores das aulas, materiais necessários etc. Isso faz toda a diferença na hora de concretizar seus planos.
Gostaram das dicas? Se você já faz algum desses passos ou faz algo que não citei nesse top 5, não deixe de comentar.
0 comentários
Obrigada pela visita!
Sinta-se em casa e se gostar do post, não esqueça de comentar.
Beijos!